Origem dos Presentes de Natal

A origem da tradição de presentear no Natal surgiu em razão dos presentes que os três reis magos ofereceram para o menino Jesus. Baltazar, Belchior e Gaspar levaram ouro, mirra e incenso.

O ouro simbolizava as riquezas da realeza e a proteção de Deus; a mirra em óleo para fazer a limpeza do corpo de Jesus e protegê-lo de doenças; o incenso para dar proteção através da crença, da fé e da oração.

Não se sabe ao certo quando surgiu a tradição natalina, mas foi o Papa Libério que a oficializou, em 354 d.C.

magi_rubens-st-petersburg-r_thumb

Além da história relatar sobre os três reis magos, existe também, entre outras lendas, o relato de um bispo que levava presentes para crianças de famílias carentes, além disso ele jogava saquinhos de moedas pelas chaminés das casas. Ele era o São Nicolau, que viveu no século IV,  homenageado com um dia especial, o dia de São Nicolau.

San_NicolaCom o passar dos anos, a tradição dar presentes foi se difundindo pelo mundo, e hoje é muito mais uma demonstração de amor, carinho e gratidão, do que do próprio presente em si.

É importante lembrar que os presentes, claro, agradam a todos, mas os melhores elementos e espírito natalino estão nas boas relações e atitudes entre os homens, compreensão, respeito, amor, caridade e gratidão.

Sugerimos, como todo ano fazemos aqui em casa, a aproveitar esse clima e manifestar nossa gratidão e amor nos doando um pouquinho para quem precisa de atenção :

  • arrecade brinquedos entre amigos e familiares e doe para uma instituição de crianças carentes, orfanatos, creches, hospitais ou outra que preferir;
  • roupas, alimentos e itens de higiene pessoal também podem entrar na lista, assim como ser distribuídos para moradores de rua;
  • as crianças são as mais sensíveis nesta data devido à grande propaganda de brinquedos e presentes de Papai Noel. Que tal tentar imitar o velhinho de saco vermelho e alegrar um grupo de crianças carentes?

Essas são alguns dos nossos desejos para que este Natal se faça na sua real finalidade : levar amor !

papai_noel_por_uma_noite

Feliz Natal !