10 Dicas de Decoração de Clínicas e Consultórios

Não é à toa que quando se vai decorar ou reformar um consultório/clinica haja muitas dúvidas, principalmente, quando é a primeira experiência.

São comuns perguntas como :

  • por onde eu começo?
  • como decorar a recepção?
  • e as salas de atendimento, exames e terapias?
  • como trabalhar com as cores? Móveis? Marcenaria ou móveis prontos?
  • tem materiais específicos para pisos, paredes e outros que não são permitidos pela Vigilância Sanitária?
  • e, quais as normas da Vigilância Sanitária? E se eu não segui-las, sou multada?
  • quanto vou gastar? Vale a pena eu investir em uma decoração personalizada?
  • o que meu atendimento e profissionalismo tem a ver com a decoração do meu consultório?
  • e tantas outras !

Bem, vamos por partes.

A primeira definição a fazer ou tomar conhecimento, é saber quem efetivamente é seu público alvo.

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Esse é, sem dúvidas, o ponto de partida de qualquer mudança e investimento no seu negócio.

1. Público Alvo

Público alvo é aquele que você quer atender, ou então, aquele que você já está atendendo.

Por exemplo, quero atender (ou, atendo) mulheres, na faixa etária de 30 a 60 anos, classe B. Então, você irá dedicar os seus esforços, investimentos, qualidade de atendimento e colocar toda sua energia de trabalho focando atingir esse público que objetivou.

Para te facilitar ainda mais, vamos fazer um pequeno exercício :

Se imagine como sendo o seu paciente (o seu público alvo)Se estivesse chegando pela primeira vez no seu consultóriovocê se sentiria bem-vindo? A espera seria tranquila e agradável? O ambiente é confortável? Como seria a experiência desde o agendamento? O que você gostaria de encontrar na recepção?

Pensando neste caminho, como deveria ser a decoração de seus ambientes?

Para tornar esse ambiente mais agradável, aumentar a satisfação dos seus pacientes e ser acertivo com quaisquer que seja seu público alvo, preparamos mais 9 dicas essenciais !

2. Recepção e Sala de Espera

Uma recepção de consultório não é apenas um ambiente onde os pacientes esperam pela consulta: a área de espera pode influenciar a percepção do paciente sobre o seu atendimento, deixando-o satisfeito ou fazer com que ele não volte mais.

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3. Equipe bem treinada

A primeira pessoa que terá contato com seu paciente é a recepcionista.

Por isso, mantenha um padrão de atendimento condizente com os princípios do seu consultório e o perfil de pacientes que os médicos atendem.
Não esqueça que o conforto do balcão de atendimento, para o bom desenvolvimento do trabalho da recepcionista está diretamente relacionado à ergonomia, iluminaçãoo, normas técnicas, móveis e equipamentos !

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4. Água e café: como organizar um serviço de copa

Disponibilizar aos pacientes e acompanhantes uma área limpa e organizada, com água, café, suco ou até mesmo algumas opções de chá ou bolachas pode ser uma boa ideia.

Afinal, isso demonstra consideração ao paciente e aos acompanhantes e influencia positivamente a imagem do consultório.

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5.  Escolha dos móveis: conforto e beleza

Mesa ou balcão? Cadeiras ou sofás? Estilo tradicional ou moderno?

Ao escolher os móveis que vão compor a decoração da sua sala de espera, você precisa levar em consideração não só a estética, mas também a funcionalidade de cada um dos objetos.

Essas questões são importantes ao se planejar a área da recepção, pois refletem a personalidade do médico e podem tornar o ambiente agradável e aconchegante ou desconfortável e intimidante.

Um bom investimento são os móveis de boa qualidade, confortáveis e duráveis, fundamentais para que a espera dos pacientes não se torne desagradável.

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6. Disposição dos móveis: organizando o espaço

Levando em consideração o tamanho da sala e a quantidade necessária de cadeiras ou sofás de acordo com o fluxo de pacientes que você atende, é preciso dispor os móveis de uma maneira que não atrapalhe a circulação e torne o ambiente harmonioso e prático.

7. Cores e decoração: como fugir dos tons de branco

branco é a cor mais utilizada em consultórios e clínicas, e de fato passa a sensação de esterilidade e ambiente hospitalar, que você com certeza deseja na sua recepção.

Mas você pode colocar cores sim !

Paredes em tons pastéis, transmitem a sensação de relaxamento e permitem que os acessórios e objetos de decoração usem cores mais vibrantes ou escuras.

Almofadas, flores, quadros e gravuras também são bem vindos, e podem tornar o ambiente mais acolhedor e aconchegante.

8. Balcão da recepção: o primeiro atendimento

A área de trabalho da recepcionista deve ser planejada de forma prática e eficiente, de forma que ela tenha à mão todas as ferramentas que necessita no dia a dia.

Os equipamentos necessários ao seu trabalho, como: telefone, computador, agenda, cadastro dos pacientes, controles dos aparelhos de televisão, som e ar condicionado precisam estar todos em seus devidos lugares e com fácil acesso.

Manter a área sempre organizada é sinal de profissionalismo e passa uma boa impressão.

9. Distrações: tornando a espera mais tranquila

Música ambiente, televisão ligada em volume baixo, revistas atualizadas e bem conservadas ou até mesmo livros interessantes, são boas opções para distrair os pacientes durante a espera.

Se você costuma receber crianças em seu consultório, um espaço com mesa baixa e alguns brinquedos, gibis ou livros de colorir podem acalmar os pequenos e ser de grande utilidade para os pais.

Investir em internet Wi-Fi na recepção pode ser um diferencial importante, já que os pacientes podem utilizar o tempo de espera para trabalhar ou se distrair online.

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10. Mudanças são boas!

Muitas vezes uma pequena mudança, seja na disposição dos móveis, nas cores das paredes ou na decoração da sala de espera, pode gerar um resultado muito agradável.

Se você fez essa análise e acredita que a clínica ou consultório precisa de uma reforma, existem opções rápidas e práticas, que podem alterar o ambiente sem a necessidade de pausar os atendimentos e sem maiores investimentos!

Afinal, quando chegam em uma recepção de consultório agradável e bem decorada, os pacientes e seus acompanhantes se sentem à vontade e percebem o cuidado que você dispensa a eles.

 

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